quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Aqui vai a ultima matéria dada nas aulas de português.

Pronomes 
pessoais: eu, me, mim, comigo, tu,te, ti,contigo, você,si, ele/ela, se, si, o/a, lhe, nós, nos, connosco, vós, vos, convosco, vocês, eles/elas, se, si, os/as, lhes. 
Demonstrativos: este(s), esse(s), aquele(s), esta(s), essa(s), aquela(s), isto, isso, aquilo, tal/tais, os/as, lhes.
Possessivos: meus, teus, seus, minhas, tuas, suas, nossos, vossos, seus, nossas, vossas, suas.
Indefinidos: alguns, nenhuns, tantos, outros, todos, poucos, muitos, qualquer/quaisquer, algumas, nenhumas, tantas, outras, todas, poucas, muitas, nada,tudo, ninguém, alguém, outrem.
Relativos: o/a qual, os/as quais, que, quem.
Interrogativos: que, o que, quem, qual/quais, quantos/quantas.

Determinantes
determinante artigo definido: o/a, os/as
determinante artigo definido: um, uns, uma, umas
demonstrativos: meus, teus, seus, minhas, tuas, suas, nossos, vossos, seus, nossas, vossas, suas.
interrogativos: que, qual, quais
indefinidos: outros, certos, outras, certas
Relativos: cujos, cujas

quantificador
universal: todos, nenhuns, qualquer/quaisquer, ambos, todas, nenhumas, ambas, cada
existencial: alguns, poucos, tantos, vários, muitos, algumas, poucas tantas, varias, muitas.
Numeral: um, dois... dobro de, triplo de...  metade de, o terço de...
Interrogativos: quantos, quantas.


pronomes determinantes quantificador









Sem comentários:

Enviar um comentário